RH

7 principais desafios do RH nos negócios

As transformações pelas quais tem passado o ambiente corporativo tiveram reflexo direto na área de pessoas, gerando diversos desafios do RH nos negócios.

Mais do que um apoio ou uma retaguarda nas questões que envolvem pessoas, o RH se transformou em peça-chave para o sucesso de empresas e organizações e esse novo papel trouxe novas responsabilidades.

Dia após dia, o trabalho da área ganha espaço. É sobre isso que vamos tratar neste post: quais os principais desafios do RH nos negócios atualmente?

Os primórdios da gestão de pessoas.

Para compreender o papel atual do RH, é interessante retomar o contexto em que as relações de trabalho adotaram a atenção às pessoas como forma de garantir produtividade.

Foi no século XIX, com a industrialização acelerada, que essa demanda começou a se formar. O desafio à época era controlar registros e condutas dos trabalhadores, que então atuavam em condições precárias.

Foi na década de 1930 que os estudos sobre relações humanas passaram a considerar os efeitos de fatores psicológicos no desempenho dos trabalhadores e as organizações verificaram a necessidade de dedicar atenção às pessoas e não apenas às tarefas.

A partir da década de 1950, novas abordagens passaram a ser implementadas nas áreas de pessoal, como a teoria comportamental, que pregava o investimento no espaço organizacional, com processos mais humanos. Surgiram os departamentos de recursos humanos com foco em atividades como recrutamento e seleção.

Com o passar do tempo, modernização e tecnologia imprimiram novo ritmo competitivo às empresas e passaram a exigir mais do RH. Cuidar das pessoas passou a ter uma relevância nunca antes vista no ambiente corporativo.

Mas, foi com o início da chamada era da informação, na década de 1990, que o RH experimentou um novo patamar quanto à sua relevância nas empresas. O surgimento da gestão de pessoas refletiu o crescente componente estratégico do RH.

E atualmente essa área experimenta um novo ciclo de crescimento em função do advento da pandemia do novo coronavírus. A urgência de colocar o humano no centro da estratégia dos negócios sendo visto de forma integral e tudo o que decorre disso no ambiente empresarial é a base dos desafios atuais do RH.

Veja a seguir quais os os 7 principais desafios do RH nos negócios atualmente:

  1. RH vinculado com o negócio sem perder a essência humana 

A competitividade enorme se reflete na exigência da excelência do desempenho. Prover as condições e estabelecer as premissas para que isso se concretize também são tarefas do RH. Contudo, esse processo não pode se sobrepor à humanização das relações.

Por melhor e mais qualificados que sejam, os colaboradores não são máquinas e estão sujeitos a interferências resultantes do seu perfil, anseios, capacidades,  estado emocional, questões pessoais — enfim, há uma série de fatores que podem influenciar no desempenho.

Identificar essas variáveis no ambiente de trabalho e como características inerentes a cada colaborador, respeitando a sua dimensão humana, está entre os principais desafios do RH. Em vez de um obstáculo, essas necessidades podem ser fatores de motivação e engajamento, desde que bem gerenciadas.

  1. Desenvolvimento de lideranças

Desenvolver as lideranças como pessoas, partindo do autoconhecimento como caminho de transformação das relações de trabalho é o principal diferencial para os trabalhos com líderes.

Ampliar a autoconsciência, reconhecer suas necessidades, atuar com empatia e de forma compassiva são caminhos necessários para qualquer líder atualmente.

Além disso, um ponto importante é o RH desenvolver as lideranças para atuarem de forma estratégica, definindo e aprovando os rumos do negócio, as políticas, diretrizes, o core business. Também é preciso prepará-las para serem os patrocinadores da cultura e do modelo de gestão preconizados pela empresa.

Já as equipes devem ser preparadas pelos líderes para implementarem as estratégias definidas e liderarem com suas rotinas, assegurando o cumprimento da missão da empresa.

Mais do que gestores, as organizações buscam líderes empoderadores, empático e inspiradores que estimulem, motivem e inspirem as suas equipes e esse é um dos principais desafios do RH atualmente.

  1. Promoção de um ambiente capaz de gerar realização das pessoas no trabalho

Dar significado e sentido ao trabalho das pessoas, estimular a criatividade e promover um ambiente colaborativo são fatores que permitem que as equipes direcionem os seus esforços para objetivos comuns, com maximização dos resultados e realização no trabalho.

Existe algo mais desmotivador do que uma pessoa não entender o significado do seu trabalho?

Saber por que fazer, como fazer, o que fazer e quais as consequências e impactos que o seu trabalho tem na organização asseguram sentido e geram um sentimento de apropriação e engajamento, promovendo realização. Esse é o verdadeiro trabalho significativo.

  1. Desenvolvimento de equipes auto gerenciadas 

Uma empresa organiza-se por meio de equipes para permitir a execução de trabalhos grandes ou complexos, que um colaborador não conseguiria fazer individualmente.

Porém, muitos gestores ainda tentam fazer tudo sozinhos, pois acham que podem fazer melhor, mais rápido e com menos erros.

Com isso, sofrem as consequências de não delegar: acumulam mais trabalho que não terão tempo de executar. Isso gera estresse tanto para ele quanto para a equipe.

A atribuição de trabalho para os outros é importante para garantir eficiência. Quando acumula trabalho, o gestor concentra em si mesmo as oportunidades de desenvolvimento que deveriam ser destinadas à equipe.

Um profissional sem autonomia torna-se ineficaz e exige mais tempo e energia do gestor para supervisioná-lo gerando dependência, acomodação e baixa responsabilidade. Gerar essa compreensão nos líderes é um dos principais desafios do RH.

  1. Cocriação de uma cultura regenerativa

Dar clareza aos norteadores estratégicos (Propósito, Missão, Valores e Visão), cocriados com a participação da alta gestão e lideranças é o primeiro grande passo para a construção da cultura.

Quando falamos de cultura regenerativa nos referimos a uma forma de atuação na qual as necessidades dos diversos stakeholders são atendidas, colocando o humano no centro da estratégia do negócio, incorporando o cuidado e a saúde integral no desenho de uma nova jornada do colaborador.

  1. Assertividade nas decisões

Quanto maior a relevância da área para as estratégias da empresa, maior impacto terão suas decisões para o sucesso — ou fracasso — da organização.

A área de RH enfrenta quase diariamente a necessidade de dar andamento a processos e estratégias que poderão impactar diretamente na produtividade e resultados da empresa, sem no entanto, adoecer as pessoas diante dos desafios vividos e potencializados pela pandemia. Esse é um dos principais desafios do RH na atualidade.

Esse processo decisório deve ser realizado com critério e embasamento, tendo sempre como pano de fundo a estratégia da organização (que deve ter o humano no centro) e a leitura criteriosa dos cenários internos e externos, incluindo o comportamento do mercado. Decisões baseadas no empirismo não garantem sucesso.

  1. Abertura para o novo 

Até que ponto sua organização está preparada para inovar? Alguns colaboradores estão sedentos por apresentar novas ideias e novos processos de trabalho e isso nem sempre é visto de forma natural. Muitas vezes, a cultura já estabelecida na empresa fecha a porta para esse tipo de iniciativa.

Na realidade, esse é um caminho sem retorno. Para manter a competitividade, é preciso acompanhar as novas tendências do mercado. Isso envolve desde a forma como as pessoas se relacionam até como elas desenvolvem seu trabalho para entregar os seus produtos e serviços.

Política de portas abertas, diversificação de formações, pensamento sistêmico, promoção de ambiente para discussão de ideias, uso de ferramentas que gerem criatividade e estímulo aos ambientes colaborativos são alguns exemplos de novas possibilidades.

A sua organização está aberta para essa forma de trabalho?

Identificar a melhor forma de adotar essas inovações de gestão e harmonizá-las com a cultura regenerativa são papel do RH.

Para aprofundar um pouco mais sobre estes desafios, entre em contato conosco. Teremos prazer em compartilhar um pouco das nossas experiências com você.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *