Equilíbrio vida pessoal e profissionalVida e Carreira

Equilíbrio Entre Vida Pessoal e Profissional

Nesse mundo complexo, frágil e ansioso em que vivemos, temos pensado com mais frequência na relação entre vida e carreira, pois elas parecem estar entrando em rota de colisão, nos obrigando a fazer escolhas conscientes.

Sabemos que não podemos pensar em carreira desvinculada das diversas áreas da vida, como a família, saúde, finanças, lazer e até a espiritualidade. Mas, como buscar equilíbrio a partir de novas formas de agir ou ressignificar os caminhos escolhidos?

Que tal refletir um pouco sobre esse tema, além de aproveitar algumas dicas para equilibrar de forma dinâmica a vida pessoal e profissional? Boa leitura para você!

Por que é importante equilibrar vida pessoal e profissional?

Muitas vezes colocamos nossa vida a serviço da nossa carreira e isso pode provocar muito estresse, além de nos levar a frustração, desânimo, desmotivação.

Lidar com o estresse negativo ou distresse é algo desafiador. E quando não definimos limites claros entre vida pessoal e profissional, podemos viver episódios de estresse intensos e frequentes, o que pode provocar doenças.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse afeta 90% da população mundial, podendo ser considerado uma epidemia. Ele também atinge cerca de 70% da população ativa no Brasil.

Esses são dados preocupantes, especialmente levando em consideração os danos que uma vida estressante pode causar a longo prazo para a saúde física e mental, afetando vida pessoal e profissional.

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é fundamental para promover saúde integral, onde as dimensões física, emocional, mental, social e espiritual são cuidadas de forma dinâmica.

Esse equilíbrio é uma forma de autocuidado e precisa ser dinâmico! Afinal, podemos sim dar um foco maior a um ou outro aspecto do nosso dia a dia durante um tempo, de acordo com uma necessidade específica e sem provocar prejuízos. Porém, quando só damos um foco sempre nos mesmos aspectos, certamente negligenciaremos outros, gerando danos e causando mais estresse.

Consequências do desequilíbrio vida pessoal e profissional.

Algumas das possíveis consequências do desequilíbrio entre vida pessoal e profissional são:

  • prejuízos para a saúde física e mental como consequência direta do estresse prolongado e/ou intenso;
  • alterações no foco, atenção, concentração;
  • multitarefismo, aumentando a distração, falhas e retrabalho;
  • queda de produtividade no trabalho;
  • redução da vitalidade, vigor e disposição;
  • piloto automático mais acionado, ou seja, maior tempo no estado de alerta;
  • dificuldade de gerenciar as emoções, podendo gerar problemas nas relações interpessoais;
  • aumento das preocupações, podendo gerar dificuldades com o sono;
  • dificuldade de fazer a gestão do tempo

Afinal, como fazer esse equilíbrio dinâmico entre vida pessoal e trabalho?

Trouxemos algumas dicas para melhoria do equilíbrio entre vida e carreira. Confere aqui.

1.   Conheça a si mesmo

Identificar suas necessidades de vida e de trabalho, exige refletir sobre sua trajetória profissional e reconhecer o que a sua carreira representa para você.

Este é um passo fundamental que leva a reflexões sobre o sentido do trabalho para a sua vida, por exemplo. Repensar o seu propósito de vida irá lhe auxiliar na elaboração de um Projeto de Vida, onde a sua carreira fique a serviço da sua vida e não o contrário.

2. Pratique o autocuidado.

Quanto mais autoconhecimento, maior clareza você terá sobre as fases da sua vida e o sentido que elas têm para você.

Um novo emprego, um cargo de liderança, um casamento, um filho, uma separação, uma demissão, um novo projeto são alguns eventos que marcam fases da vida e exigem algum nível de energia, maior ou menor, em determinado momento.

Quanto mais claro for o sentido de cada fase, maior consciência você terá da importância de praticar o autocuidado, para estar bem para viver cada uma.

A base do autocuidado é o equilíbrio dinâmico da:

  • saúde física com o movimento, alimentação e descanso;
  • saúde emocional, gerenciando as emoções;
  • saúde mental, manejando o estresse;
  • saúde social, cultivando rede de suporte social e
  • saúde espiritual, fortalecendo o sentido de vida e propósito.

3. Organize sua rotina, incluindo eventos e pausas.

Conhecendo a si mesmo e entendendo a importância de se cuidar, um passo prático e relevante é organizar a sua rotina para facilitar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Identifique a melhor maneira de organizar a sua agenda. O tipo de agenda, se eletrônica ou física, a forma de registrar os eventos do dia, o uso de cores, alarmes, símbolos etc, podem ser recursos funcionais que facilitam o dia a dia.

Definir prioridades, urgência e importância são passos fundamentais. E uma dica neste momento é não subestimar o tempo. Não faça listas intermináveis para cumprir no dia, pois é provável que você se estresse ou se frustre.

E ao organizar a sua rotina, inclua os momentos de pausas ao longo do dia. Micropausas de 5 minutos entre reuniões ou pausas de 10 a 15 minutos na metade dos turnos de trabalho são regeneradoras, ajudando a manter o equilíbrio e o bem-estar.

Quais os ganhos de equilibrar vida pessoal e profissional?

Por tudo o que já vimos, equilibrar vida pessoal e profissional é uma atitude que promove saúde integral, além de outros benefícios como:

  • mais qualidade de vida e bem-estar;
  • melhoria nas relações interpessoais;
  • maior clareza de propósito;
  • mais flexibilidade para aproveitar oportunidades pessoais e/ou profissionais, entre outros.

Gostou do conteúdo? Essa é a nossa forma de abordar o tema Vida e Carreira, sempre tão presente na vida dos nossos clientes.

Em oficinas e mentorias especializadas no equilíbrio dinâmico entre vida pessoal e profissional, trabalhamos o autoconhecimento como caminho de autocuidado para organizar melhor as diversas áreas da sua vida e proporcionar bem-estar.

Confira mais sobre as nossas entregas no site e entre em contato com a gente para cocriar seu Projeto de Vida e Carreira.

Photo by Aziz Acharki on Unsplash.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *