Como fazer a Gestão das suas Emoções.
Como fazer a Gestão das suas Emoções.
Lidar com as emoções é algo que parece desafiador para a maioria das pessoas. Por que será?
Emoção é uma reação ou resposta comportamental e cognitiva automática a um evento ou estímulo. E toda emoção reverbera no corpo em forma de sensações.
Provavelmente você já falou sobre as suas emoções associando sensações corporais para facilitar a compreensão, como por exemplo: “senti um frio na barriga; um nó na garganta; um aperto no peito…”
Parece mais fácil compreender e nomear as emoções a partir das sensações físicas que elas promovem, pois o nosso corpo é um campo informacional. Ele coleta as informações provocadas por cada tipo de emoção, transformando-as em sensações físicas aparentes.
Daí a importância da gestão das emoções.
O que é a gestão das emoções?
Gerenciar as emoções é a habilidade de identificar, entender, reconhecer, acolher a emoção e escolher a forma de agir, num exercício contínuo realizado ao longo da nossa vida.
Criar estratégias para gerenciar as emoções e responder aos eventos de forma mais assertiva é fundamental para você cultivar relacionamentos saudáveis, cuidar da sua saúde mental e aumentar o seu bem-estar.
Como fazer a gestão das emoções?
No mundo acelerado em que vivemos, diversas situações do dia a dia podem gerar agentes estressores que afetam as nossas emoções.
Dependendo da intensidade e frequência com que acontecem, estes eventos podem levar ao adoecimento físico e mental. Saber gerenciar as emoções é um bom caminho para o manejo do estresse.
Separamos alguns passos úteis para facilitar o gerenciamento das suas emoções. São eles:
Pare, silencie e respire
Diante de uma situação desafiadora, pare por alguns minutos, silencie, respire, ancore os seus pés no chão e se auto-observe. Usar os 5 Passos da Flow fará toda a diferença para a boa gestão das suas emoções.
Perceba o seu corpo
Observe as sensações do seu corpo. Alteração dos batimentos cardíacos, aperto no peito, suor frio, são alguns sinais de que o seu corpo não está em equilíbrio ou homeostase. Identifique as sensações, mapeando onde elas aparecem no seu corpo.
Identifique o agente causador
O segundo passo é identificar o agente causador destes sintomas que funciona como um gatilho. O que foi dito, qual foi a atitude ou o momento que disparou o gatilho? Reflita sobre isso.
Dê nome e reconheça a emoção
Neste momento se pergunte: o que estou sentindo? Nomear a emoção e reconhecer que você é capaz de senti-la é um passo fundamental.
Acolha a emoção
Se permita sentir a emoção sem fazer nenhum julgamento. Evite gerar atrito escondendo ou evitando sentir. Acolha a emoção com autocompaixão.
Escolha a forma de agir
Por fim, reflita sobre o que pode ser feito naquele momento, tomando uma ação consciente.
Quais os benefícios de gerenciar as emoções?
Os benefícios são inúmeros e registramos aqui alguns deles:
- redução do estresse;
- melhoria na qualidade de atenção e presença;
- cultivo de relações mais sólidas, nutritivas e saudáveis, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional;
- colaboração na promoção de um ambiente mais tranquilo, seja em casa, na família, no trabalho, com os amigos;
- melhora do desempenho profissional e acadêmico;
- desenvolvimento de habilidades socioemocionais como a comunicação;
- aumento da empatia e compaixão.
Gerenciar as emoções é uma habilidade que pode ser desenvolvida a partir do autoconhecimento, o que favorece a incorporação de novos repertórios para lidar com os eventos da vida. É ser “Líder de Si Mesmo”.
O “Líder de Si Mesmo” é uma jornada de autodesenvolvimento que desenvolvemos para você com o objetivo de facilitar a gestão das emoções e enfrentamento do estresse. Os resultados são claros: mais equilíbrio, bem-estar e fluidez no dia a dia.
Para conhecer melhor essa jornada, entre em contato com a nossa equipe. Estamos a sua disposição!
Photo by Sydney Sims on Unsplash